Tudo o que você está se perguntando sobre a SSL GOLD CUP

Artigo publicado em: Nov 21, 2023 Autor do artigo: Equipe Allcatrazes
Tudo o que você está se perguntando sobre a SSL GOLD CUP
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

A Copa do Mundo da Vela está de volta! Quais as próximas etapas e como vai funcionar o evento?

 
Time Brasil no evento teste da SSL Gold Cup | Créditos: Martina Orsini
Time Brasil no evento teste da SSL Gold Cup | Créditos: Martina Orsini
 
SSL Gold Cup

Totalmente inédito na história do nosso esporte, o campeonato organizado pela SSL busca, assim como no futebol, coroar a melhor nação de atletas. O resultado é uma competição com times de 9 velejadores, dos 56 melhores países do rankingda SSL, disputando entre si em barcos idênticos, inclusive com revezamento das embarcações em um sistema de chaves.

 
A SSL

A Star Sailors League é uma organização feita "por velejadores para velejadores", fundada para valorizar a individualidade de cada atleta. A principal iniciativa foi a criação de um ranking inspirado no ranking da ATP do tênis, incluindo as principais competições de vela costeira, selecionadas pela relevância em cada país e com pesos diferentes a depender da dimensão de cada campeonato. Assim, são definidos anualmente os melhores atletas daquele ano.

 
A competição

O campeonato está previsto para acontecer a cada dois anos e funciona em etapas eliminatórias, como em torneios de tênis ou na Champions League no futebol. Ou seja, os países que estão mais embaixo no ranking começam a competição primeiro. Nas qualificatórias, que rolaram ano passado, os países de número 25 a 56 no ranking competiram entre si, e os melhores 16 foram selecionados para se juntarem ao top 24 nas etapas finais. O Brasil está entre os 24 primeiros países do ranking mundial e, apesar de não precisar participar da etapa de qualificação, participou dos eventostestes e se saiu muito bem nas águas suíças. O time teve algumas alterações desde a última vez em que velejou junto e, agora que é para valer, o Brasil está pronto para iniciar a competição direto nas 8ªs de final.

 
Grupos da SSL Gold Cup de acordo com ranking mundial
Grupos da SSL Gold Cup de acordo com o ranking mundial
 
Pontuação

Diferente do que estamos habituados a ver em competições de vela, na qual o time com menos pontos se sagra campeão, aqui o time com mais pontos avança de fase. Serão regatas de 4 times e, a cada regata, o vencedor soma 4 pontos, o 2º colocado soma 3,até o último colocado que terá apenas 1 ponto ganho por regata.

A pontuação é dada a partir da colocação de cada barco na regata e lembramos queno último dia os pontos são dobrados e as apostas ficam mais altas!

 
O time

A seleção do time também funciona de maneira simples. A SSL designou um capitão para cada país. A partir daí, 5 integrantes do time são selecionados diretamente do ranking da Star Sailors League, enquanto os outros 5 são de escolha do capitão. São 9 atletas a bordo e 2 velejadores reserva. Fazendo alusão ao grande evento mundial, que é a Copa do Mundo de Futebol, os uniformes de água são inspirados nos das seleções, e é claro que a faixa da seleção brasileira foi entregue a ninguém mais ninguém menos do que Robert Scheidt.

 
Time Brasil SSL Gold Cup - Da esquerda para a direita: 1 Alfredo Rovere, 2 Juninho de Jesus, 3 Henrique Gomes, 4 Henry Boening, 5 Gabriel Borges, 6 Mario Tinoco, 7 André Fonseca, 8 Gabriel Keeling, 9 Martine Grael, 11 Pedro Trouche, 10 Robert Scheidt
Da esquerda para a direita: 1 Alfredo Rovere, 2 Juninho de Jesus, 3 Henrique Gomes, 4 Henry Boening, 5 Gabriel Borges, 6 Mario Tinoco, 7 André Fonseca, 8 Gabriel Keeling, 9 Martine Grael, 11 Pedro Trouche, 10 Robert Scheidt
 

O time sofreu algumas alterações desde o ano passado e hoje conta com os seguintes nomes:

 

Robert Scheidt | Helm

Martine Grael | Tactician

Henry Boening | Grinder

André Fonseca Bochecha | Main Trimmer

Gabriel Borges | Trimmer

Mário Tinoco | Trimmer

Juninho de Jesus | Pit

Henrique Gomes | Pit

Alfredo Rovere | Bow

Gabriel Kieling | Reserva

Pedro Trouche | Reserva

 
Time Brasil SSL Gold Cup e suas posições no barco
Time Brasil SSL Gold Cup e suas posições no barco
 
O barco

Todos os dias revezamento dos barcos. As velas são novas e as regulagensdos stais não podem ser alteradas. A embarcação é o SSL47, inspirado no projeto do RC44, desenvolvido pelo CEO da Sail GP. Sem eletrônicos e ultra-simplificado, a fim de nivelar o campo de jogo entre as nações, o projeto promete entregar grandes disputas nas águas das Ilhas Canárias. Atualmente, existem dez barcos dedicados a este circuito.

 
Transmissão e calendário

O campeonato começou nas Ilhas Canárias na Espanha e está rolando transmissão ao vivo das regatas no YouTube da Star Sailors League. O Brasil estreouhoje na chave com Polônia, Lituânia e Taiti. A final está marcada para o dia 3 de dezembro. Por um lado é vantajoso para o país iniciar a competição já na frente, mas por outro, com as mudanças no time, os atletas terão pouco tempo para treinarem juntos e garantirem a sincronia da tripulação. Seja como for, a equipe brasileira está pronta para nos representar muito bem na primeira edição desse campeonato histórico para o nosso esporte!

 

Próximas regatas do Brasil:

Dia 22.11 | 10:30 (Horário de Brasília)

Dia 23.11 | 12:00 (Horário de Brasília)

Dia 24.11 | 7:30 (Horário de Brasília)

 

Próximas regatas do Brasil na SSL Gold Cup

 

Passando de fase, o time é colocado nas próximas chaves, a depender do desempenho nessas primeiras 4 regatas. Atualizaremos a posição do Brasil aqui no blog.

 
Allcatrazes e Time Brasil

A Allca é apoiadora oficial do Time Brasil da SSL Gold Cup! É um prazer imenso equipar essa tripulação de grandes nomes da vela do nosso país com mochilas, malas e vestuário de terra para acompanhá-los em qualquer desafio. Postaremos atualizações sobre o Time Brasil ao longo da competição, fique ligado aqui no blog e no nosso Instagram (@allcatrazes) para não perder nada. Desejamos bons ventos à equipe.

 

Allcatrazes equipando o Time Brasil com mochilas, malas e vestuário de terra

 
 
Dia 1 - Oitavas de Final - Regata 1

Na estreia do Brasil na SSL, a primeira tentativa de regata foi canceladaconforme o vento foi morrendo ao longo da primeira perna, com o Brasil bem a frente.

Na regata validada, o Brasil largou atrasado depois de precisar cambar para sair da popa da Polônia, que também não teve uma boa largada e acabou ficando em último durante toda a regata. Com velocidade, o Brasil se safou da situação e assumiu a primeira colocação da regata com certa tranquilidade. Essa colocação se manteve até começarem as trocas de cambada, na qual o time da Lituânia foi tirando distância até passar o Brasil.

 
Time Brasil disputando a primeira regata das oitavas de final na SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
Time Brasil disputando a primeira regata das oitavas de final na SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
 

Na sequência, Lituânia Brasil e Taiti trocaram diversas vezes de posição ao longo da regata. Com ventos de até 5 nós da direção Sul a regata foi marcada por decisões táticas e estratégicas mais do que pela velocidade e toque de barco das tripulações. A Lituânia acabou levando a primeira colocação seguida do Brasil e do Taiti. Em entrevista após a regata, Martine Grael - tática do time - afirma estar satisfeita com esse primeiro resultado, na fase atual, o importante é a tripulação estar engrenando e não ficar em 3º nem em 4º, colocações eliminatórias para as próximas fases.

 
Resultados da primeira regata das oitavas de final, disputada pelo Brasil, na SSL Gold Cup
Resultados da primeira regata das oitavas de final, disputada pelo Brasil, na SSL Gold Cup
 
Dia 2 - Oitavas de Final - Regata 2
 

A regata de ontem (22) foi um pouco mais complicada para o Time Brasil, quechegou a estar em último na terceira perna. No último popa, com o vento diminuindo bastante, tomou uma boa decisão tática e passou os times da Polônia e Taiti. Lituânia levou mais uma vez os 4 pontos do dia.

 
Time Brasil no segundo dia de regatas da SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
Time Brasil no segundo dia de regatas da SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
 

Em mais um dia marcado por ventos fracos, Polônia e Taiti largaram escapados. Assim que a comissão subiu a bandeira de chamada individual, que indica que algum barco queimou a largada, ambos rapidamente arribaram e voltaram para reiniciar sua regata, passando atrás da linha de largada e se livrando de uma penalidade mais grave.

Assim, Brasil e Lituânia largaram na frente, com o barco lituano abrindo vantagem desde o início. Já o Brasil ficou um pouco preso na confusão dos dois barcos escapados e cambou mais lento para seguir para a direita. Poucas trocas de posição nas duas primeiras pernas, até o segundo contravento no qual Brasil chegou a estar em último.

No popa final o vento diminuiu totalmente. Os 4 barcos se espalharam pela raia e podia dar de qualquer lado. Lituânia conseguiu garantir a primeira colocação enquanto Brasil e Polônia brigaram na chegada. Sem protestos, mas em uma situação tensa, o Brasil garantiu o lugar na regata.

 
Chegada disputada pelo Brasil e Polônia, com apenas 1 segundo de diferença | Créditos Gilles Morelle
Chegada disputada pelo Brasil e Polônia, com apenas 1 segundo de diferença | Créditos Gilles Morelle
 

Mesmo tendo direito pela regra de Amuras Opostas, que determina que o barcode vela esquerda tem preferência ao barco de vela direita, conforme explica Gabriel Borges ao final da regata, com menos de 3 comprimentos de barco para a boia o barco de fora precisa dar espaço para o barco de dentro entrar. Acabamos dando até mais do que o espaço necessário, mas safamos por meio metro.

 
Resultados da segunda regata das oitavas de final, disputada pelo Brasil, na SSL Gold Cup
Resultados da segunda regata das oitavas de final, disputada pelo Brasil, na SSL Gold Cup
 

Além disso, em terra, a Polônia foi desclassificado após constatarem que a tripulação cortou um dos cabos do barco. Uma das principais regras dessa competição é de que o barco não pode ser alterado de qualquer maneira, a fim de todos terem o mesmo material, preservando o barco para as outras equipes que irão utilizar-lo na sequência do revezamento.

Neste momento, Lituânia está na liderança do grupo com 8 pontos, Brasil em segundo lugar com 6 pontos, Taiti em terceiro lugar com 3 pontos, e a Polônia na última colocação com apenas 1 ponto, em função da desclassificação da regata de ontem.

 
 
Dia 3 - Oitavas de Final - Regata 3
 

O dia de hoje teve um desfecho que pode complicar o Brasil amanhã. Nos dois primeiros dias, apesar de alguns desafios, a equipe brasileira conseguiu safar o 2º lugar em ambas as regatas. Hoje, com ventos médios de 10 a 13 nós, em um dia ensolarado na Espanha, acabamos em lugar na regata.

 
 

De início, o Brasil saiu para a esquerda da raia, enquanto os outros times seguiram para a direita. No começo, abrimos vantagem em relação às outras equipes, mas na cambada de cruze entre os dois lados da raia acabamos ficando para trás. A boa notícia é que o barco brasileiro estava bem veloz no popa e conseguia tirar distância de seusadversários. Mesmo assim, decisões táticas arriscadas nos custaram uma boa colocação na última regata antes da disputa final da fase.

Atualmente, a Lituânia lidera a chave isolada com 3 vitórias e 12 pontos. Em lugar o Brasil, empatado com o time, o Taiti, com 7 pontos. Para fechar a chave a Polônia, que somou apenas 1 ponto nas 2 últimas regatas por penalidades (hoje, o time polonês passou do limite de horário para fazer a declaração diária dos tripulantes e, ao invésde 2 pontos pela sua colocação de hoje, somou apenas 1). Na próxima regata, que tem pontuação dobrada, o Brasil pode vencer ou finalizar em segundo atrás da Lituânia ou Polônia, para garantir sua qualificação. No entanto, é preciso que, obrigatoriamente, ganhe do Taiti.

 
Resultados do grupo 2 da SSL Gold Cup até o momento
Resultados do grupo 2 da SSL Gold Cup até o momento
 
Dia 4 - Oitavas de Final - Regata 4 - Pontos dobrados
 

Com 10 nós, menos onda e o vento vindo de Norte, disputamos a última regatadas oitavas de final.

De cara, saímos brigando com o Taiti, com uma sequência de troca decambadas, começamos em 3º.

 
Time Brasil disputando seu lugar nas quartas de final na SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
Time Brasil disputando seu lugar nas quartas de final na SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
 

Com um pênalti para a Polônia, que teve que pagar um 360 em um erro com o time daLituânia, assumimos a posição da regata ainda na primeira perna. Na montagem para o popa, a equipe do Taiti montou logo atrás do Brasil, mas teve um problema para subir o balão, e aí ganhamos uma distância confortável do 3º barco enquanto aproximávamos da Lituânia, em 1º. Com boas decisões popa assumimos a liderança da regata na aproximação para a perna, mas infelizmente não mantivemos a vantagem sobre a Lituânia por muito tempo.

A batalha entre Brasil e Taiti terminou bem para a gente! A partir do último contravento abrimos do Taiti e a última perna se tornou mais fácil para o time. Com um lugar na última regata passamos para as quartas de final!

 
Resultados do grupo 2, no último dia de oitavas de final da SSL Gold Cup - Brasil está nas quartas de final!
Resultados do grupo 2, no último dia de oitavas de final da SSL Gold Cup - Brasil está nas quartas de final!

Agora o Brasil avança para as quartas de final, que ocorrem de 27/11 a 01/12.Os primeiros dois adversários confirmados não são fáceis, Austrália e Nova Zelândia, times que já estavam classificados para essa fase devido a sua posição no rankingmundial da SSL. Enfrentaremos ainda mais uma equipe, que será definida hoje nas oitavas de final.

 
Brasil disputará as quartas de final com Nova Zelândia, Austrália e mais um time a ser definido, na SSL Gold Cup
Brasil disputará as quartas de final com Nova Zelândia, Austrália e mais um time a ser definido, na SSL Gold Cup
 
Programação das quartas de final da SSL Gold Cup
Programação das quartas de final da SSL Gold Cup
Dia 1 - Quartas de final - Regata 1 - Estreia do Brasil!
 

Depois de dois dias de descanso e agora em uma chave mais desafiadora, os pontos são zerados e tudo corre como antes: 4 regatas em 4 dias e a última vale o dobro.

O Brasil inicia a nova fase com um lugar.

Mais um dia com vento muito fraco na Espanha, a equipe brasileira teve uma boa largada, mas acabou ficando bastante tempo preso no vento sujo de duas outras tripulações. Para sair dessa situação, o time se safou dos outros barcos e seguiu defendendo a esquerda da raia enquanto as demais equipes se colocavam mais para a direita. A estratégia pagou bem e disparamos para o primeiro lugar.

 
Time Brasil disputou a primeira regata das quartas de final da SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
Time Brasil disputou a primeira regata das quartas de final da SSL Gold Cup | Créditos: Gilles Morelle
 

No próximo cruze, trocamos posições com a Nova Zelândia algumas vezes e seguimosde vela direita rumo ao último bordo longo antes da aproximação da boia. Na montagem para a próxima perna os outros times de Portugal e da Austrália saíram melhor dando o último bordo pela esquerda e iniciamos o popa na colocação. Nessa perna, o vento foi diminuindo bastante, enquanto mantivemos nossa posição em cima dos Neozelandeses. Até o final da disputa chegamos a tirar alguma distância dos primeiros colocados, mas fechamos a regata na colocação.

 
Resultados do grupo 3, no primeiro dia das quartas de final da SSL Gold Cup
Resultados do grupo 3, no primeiro dia das quartas de final da SSL Gold Cup
 

Em entrevista após a regata Keith Swinton, tático da Austrália, equipe campeã do dia,confessou que o dia foi de decisões difíceis de serem tomadas com o vento fraco e araia confusa.

 

Depoimento do Robert sobre a regata:

 

"Um pouco frustrante acabar com um 3º hoje porque tivemos nossas chances na regata. O vento variou bastante de pressão, muitos lugares na raia que não tinham vento nenhum e, enfim, os outros 2 times conseguiram velejar mais dentro do vento. Precisamos melhorar para amanhã, mas a velocidade no vento fraco que era uma das nossas preocupações, melhorou bastante. Vamos em frente."

 
Dia 2 - Quartas de final - Sem regatas para o Brasil
 

Pouco vento na raia fez com que nenhuma regata fosse realizada para os grupos 2 e 3 no segundo dia das quartas de final da SSL Gold Cup. Com o atraso o Brasil terá amanhã (29) 2 regatas para compensar.

 
Dia 3 - Quartas de final - Regata 2 e 3
 

Dia extraordinário para o Brasil que, não apenas ganhou sua primeira regata na SSL Gold Cup, como repetiu a dose na regata do dia, que foi feita para tirar o atraso devido a falta de regatas no dia de ontem.

 
Time Brasil lidera o grupo nas quartas de final da SSL Gold Cup, ganhando 2 regatas consecutivas | Créditos: Gilles Morelle
Time Brasil lidera o grupo nas quartas de final da SSL Gold Cup, ganhando 2 regatas consecutivas | Créditos: Gilles Morelle
 

As largadas do time melhoraram bastante, e sabemos como uma boa largada faz diferença na regata. Martine Grael, tática da tripulação, comenta em entrevista como é diferente tomar decisões estratégicas a partir de uma boa largada. “Tava muito favorecido hoje na esquerda, então liderando ali fica muito mais fácil fazer a tática, porque era proteger, estando no lado certo da raia”. Largando com umaboa velocidade e livre dos adversários, os obstáculos para a realização do plano de regata são menores do que tendo a preocupação de ultrapassar outros times.

Em um dia o Brasil parece ter se livrado de um grande peso nas costas para aregata final e o time chega para correr a disputa pelos pontos dobrados mais tranquilo. Agora como líder do grupo, somamos 10 pontos, enquanto a Austrália tem 8, Portugal encostado com 7 e Nova Zelândia conta com 5 pontos. Mesmo assim, não é hora de relaxar, pois com a pontuação dupla muita coisa pode acontecer.

 
 

Ao longo dos dias a equipe vem se entrosando e ganhando confiança, algo muito importante para um time que não teve a oportunidade de treinar junto antes do início do campeonato. Após a regata de hoje, as entrevistas com os atletas do Time Brasil falam muito da importância do trabalho dessa equipe que vem se fortalecendo dia após dia.

 

Fique ligado em nossos stories para acessar o link de transmissão das regatase ver novidades!

 
Dia 4 - Quartas de final - Regata 4 - Pontos dobrados
 

Com uma largada agressiva o Brasil assumiu rapidamente a liderança daúltima regata das quartas de final.

Tivemos algumas trocas de posição confortáveis com a Nova Zelândia ao longo daregata, e na última perna estivemos a um palmo de cair fora da Gold Cup.

Nos últimos cruzes do popa, Nova Zelândia liderava a regata com Brasil em 2º e Austrália muito perto em 3º. Precisávamos ganhar da Austrália para passarmos para a semi. Austrália deu o jibe para a esquerda enquanto o time Brasileiro seguiu na direita coma Nova Zelândia. Austrália aproximou no último jibe e tivemos que acompanhar uma vez que eles vieram de vela esquerda. Nova Zelândia se safou e ganhou a regata com 8 segundos de vantagem. Na aproximação final da chegada, por menos de 1 segundo, o Brasil passa a Austrália e carimba seu passaporte para as semi finais. Realmente uma chegada emocionante que vale a pena ser assistida pela transmissão que fica salva no YouTube!

 
Chegada da última regata das quartas de final do grupo 3, na SSL Gold Cup
Chegada da última regata das quartas de final do grupo 3, na SSL Gold Cup
 

Com certeza, decisões difíceis para Martine e Robert nessa última regata. A fase seguinte inicia na sequência e em breve saberemos as datas e horários da próxima chave do Brasil, bem como os adversários, na busca pelo ouro!

 
Time Brasil passa para a semi final, em 1º lugar no grupo!
Time Brasil passa para a semi final, em 1º lugar no grupo!
Semi Final
 

Após uma excelente campanha, Brasil se despede da SSL Gold Cup nas semi-finais.

 

No último sábado, dia 3 de dezembro, ocorreu a regata única que definiu quais tripulações iriam disputar a final da Gold Cup no dia seguinte. Diferente dos confrontos até então, a semi-final consistia em uma regata para cada um dos dois grupos compostos por quatro times. Os dois primeiros de cada grupo avançaram para a final.

 
Após uma excelente campanha, Brasil se despede da SSL Gold Cup nas semi-finais | Créditos: Martina Orsini
Após uma excelente campanha, Brasil se despede da SSL Gold Cup nas semi-finais | Créditos: Martina Orsini
 

Em uma disputa contra Italia, Holanda e Grã Bretanha, Italia e Holanda levaram amelhor e passaram para as finais. No domingo o time da Hungria foi o grande campeão.

Com pouco tempo de treino e grandes nomes da vela brasileira a bordo, o time Brasil saiu satisfeito com o seu desempenho e com a sinergia que desenvolveram a bordo.

Em depoimento no sábado, Juninho Jesus comenta sobre o sentimento de teremcumprido o papel proposto nas primeiras fases eliminatórias e comenta sobre a semi-final:

“Era um dia só, as equipes estão fortes, e era ou e infelizmente a gente não conseguiu (…) é detalhe, vai chegando no final e afunila mesmo.”

Realmente, foi um grande desafio enfrentado por essa equipe que se destacou desde a fase teste da competição no ano passado. Deixamos o nosso parabéns a todo o TimeBrasil e aguardaremos ansiosamente a próxima edição dessa competição, confirmada para 2026! Bons ventos a todos que nos acompanharam. :)

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados