Mudanças que transformam 

Artigo publicado em: Jun 17, 2024 Tag do artigo: Compartilhando Histórias
Mudanças que transformam 
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Descobrindo o Poder Transformador do Universo das Mudanças em Nossas Vidas | Por Maria Eduarda Magnus - 5 min de leitura

Mudanças podem ser positivas ou negativas, o que não se pode negar é sobre o quão impreterível é a sua existência.

Segundo uma das teorias da criação do mundo, teríamos surgido a partir de uma série de consequências que teve como evento inicial uma grande explosão: o big bang. Depois desse ‘’dia 1’’, sucedeu-se inúmeras adaptações e mutações para que chegássemos ao Homo Sapiens. Percebe como a mudança, apesar de imprescindível, atua como uma constante necessária para a evolução?

A partir disso, temos a Teoria do Efeito Borboleta “uma alteração mínima nas condições iniciais pode ocasionar grandes diferenças na evolução de um sistema”.  Ou seja, um único ponto de inflexão (momento de grande decisão), gera uma cascata de consequências responsáveis por uma mudança importante na trajetória de cada um. Isso dá medo? Talvez um pouco, mas é essa imprevisibilidade que faz a vida ser tão vívida, não é mesmo?

Minha vida, em particular, teve como um significativo ponto de inflexão o dia em que resolvi sair da casa de meus pais em 2020. Nasci e cresci no interior, no litoral, onde tinha uma vida pacata e contato com a natureza, porém, nunca me senti completa; faltava algo, eu precisava explorar mais do que o mundo tinha para me oferecer, conhecer outras pessoas... eu precisava de mudanças para me reencontrar. Assim, em 2020, me mudei para 400km de distância da minha cidade natal. Com apenas 15 anos, fui morar com minha irmã em uma cidade na qual eu só conhecia ela, eu nem sequer tinha ouvido falar do nome da cidade antes da mudança. Um livro em branco estava em minhas mãos, pronto para ser escrito. Comecei em uma escola nova, em uma realidade totalmente diferente da que eu vivia, e no início questionava-me todos os dias se era realmente isso que queria para minha vida. E foi a partir dali que eu, uma garota de 15 anos do interior do Rio Grande do Sul, comecei a passar por todo tipo de mudança que poderia existir.

Reinventei-me várias vezes: entrei para o vôlei, percebi que não era o que eu queria e, mesmo com medo, decidi tentar outra coisa. Foi assim que encontrei o Jiu-Jítsu. No Jiu-Jítsu, aprendemos muito mais do que defesa pessoal; aprendemos uma filosofia de vida baseada em respeito, humildade, perseverança e auto-aperfeiçoamento. Esses valores moldam nossas atitudes e relacionamentos dentro e fora do tatame.

O Jiu-Jítsu me ensinou que mudanças são essenciais e me trouxe conforto em meio ao caos. Desde então, as mudanças inevitáveis da vida passaram a causar menos medo, pois aprendi que devemos perseverar enquanto acreditamos em algo e não temer mudar quando aquilo não faz mais sentido.

Desde então, muitas outras mudanças aconteceram e me sinto realizada vivendo a vida que tenho atualmente. Agora, será que eu estaria aqui se naquele momento do meu ponto de inflexão eu tivesse optado por seguir outro rumo? Se não tivesse me mudado em 2020? É aí que está a beleza da vida: a imprevisibilidade das coisas. Tudo que eu e você fizemos no nosso passado, todas as mudanças que cada um de nós vivenciou, nos moldaram na pessoa que somos hoje.

Mudanças são inevitáveis, não devemos teme-las. Não somos seres que podem ser definidos, e assim como qualquer outra pessoa, essa é nossa primeira e única vida. Estamos em constante aprendizado de como vivê-la, então não tenha medo de errar. Tente! E se não der certo? Mude! Mas não desista de tentar encontrar o seu próprio caminho. 

Seu livro está sendo escrito agora e só resta a você decidir o quer colocar nas próximas folhas em branco.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Combo com desconto!

Na compra do combo Mala Delta + Kit de Organizadores, 1 organizador fica de graça!

Desconto aplicado direto no carrinho

  • Etiquetas de produtos: Sob encomenda
Kit de Organizadores de Mala Kit de Organizadores de Mala