Segredos para atingir o equilíbrio no trabalho

Artigo publicado em: Jan 9, 2024 Autor do artigo: Equipe Allcatrazes Tag do artigo: Rotina Atenta
Segredos para atingir o equilíbrio no trabalho
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Gabriela de Almeida Muller 

 

Práticas de Yoga: posturas para fazer ao longo do expediente

 

Imagine um ambiente de trabalho onde a saúde e o bem-estar são prioridades, onde aprodutividade não é medida apenas em horas produzindo, mas também na qualidade dotempo investido. 

 

Mais de sessenta por cento das doenças relacionadas ao serviço estão ligadas a lesões por esforços repetitivos, muitas vezes negligenciadas até se tornarem sérios problemas. Mas e se houvesse uma maneira de combater esses males desde o início? 

 

A resposta pode estar na prática da yoga. Além de promover equilíbrio físico e mental, ela oferece um caminho para reduzir o estresse, melhorar a concentração e criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde pausas para este hábito se tornam momentos revigorantes, aliviando tensões musculares e contribuindo para uma atmosfera mais saudável e produtiva.

 

Aqui vão algumas dicas para promover o relaxamento no escritório:

 
1. Postura relaxada

Coloque as mãos atrás da cabeça e entrelace os dedos, solte os cotovelos e osombros, leve os cotovelos para trás, deixe a tensão sair de seu corpo, repita esteexercício ao longo do dia;

 
 
2. Cesta de basquete

Levante os braços e alongue-os sobre a cabeça, entrelace seus dedos, vire as palmaspara baixo e para cima, alternando as direções;

 
3. Esticando as mãos:

Primeiro alongamento - abra os braços e alongue-os para os lados, como sequisesse alcançar as paredes;

 
 

Segundo alongamento - braços abertos para os lados, incline-se lentamente para o lado, como um moinho de vento, alongue um dos deles para o chão e o outro para o teto.

 
 
 
Dica para aliviar a dor de cabeça!

Coloque os dedos indicadores acima e no meio de cada sobrancelha. Mantenha esta posição, pressionando com os dedos. Feche os olhos e respire profundamente.

 
 
 

Esses exercícios simples podem se tornar verdadeiros aliados para aprimorar sua rotina. Contudo, é crucial não esquecer a importância dos intervalos para recarregar as energias. Reserve momentos na sua agenda para fazer um intervalo de cinco minutos após cada reunião ou até mesmo atividades mais prolongadas, como meditação pela manhã, um banho com sais perfumados à noite ou uma caminhada em volta do quarteirão. Permita-se renovar suas forças para retornar ao trabalho com plenitude e eficiência. 

 

Lembre-se: você trabalhará melhor e renderá muito mais se fizer isso.

 

Texto feito com base no livro “Ioga no Trabalho: Exercícios Simples e Prazerosos para Energizar o seu Dia”, de Darrin Zeer, com as ilustrações de Michael Klein retiradas do mesmo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados