Equilíbrio, em sua tradução literal: posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios.

Artigo publicado em: Jul 27, 2023 Autor do artigo: Equipe Allcatrazes
Equilíbrio, em sua tradução literal: posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios.
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Isabella Demari

 

Estamos constantemente em busca de um equilíbrio utópico: a poeira baixa, a vida constante e a rotina alinhada.Aquela tranquilidade de ver tudo nos conformes. A idealização de chegar em um ponto onde não há nada a mais para ser trabalhado ou nada mais a se preocupar: eu encontrei o equilíbrio!

 

Ah se fosse assim…

 

Nós sabemos que na prática não é assim que acontece. A verdade é que, a vida é feita de altos e baixos, mudanças e momentos para serem reavaliados, e isso é natural do ser humano. Agora, de que forma podemos respeitar e reconhecer nosso próprio equilíbrio?

 
Equilíbrio na rotina
 

Temos algumas bússolas para te auxiliar nessa busca:

 

Reconheça as mudanças

Nossas vidas estão em constante fluxo, e o que era equilibrado para nós em um momento pode não ser mais no futuro. Não existe uma rotina perfeita o tempo todo, existe uma rotina possível de acordo com as suas necessidades no agora. E o mais difícil dessa tarefa é ter responsabilidade com os prazeres momentâneos que possam surgir.

 

Aceitação

A vida tem seus altos e baixos. Às vezes, podemos nos sentir desequilibrados, e está tudo bem. O objetivo não é eliminar completamente as oscilações, mas sim aprender a lidar com elas de forma saudável, menos desgastante e mais sustentável a longo prazo.

 

Cuide de você

Quando nos encontramos em períodos mais intensos ou desequilibrados, é fundamental reservar um tempo para recarregar as energias e buscar formas de se colocar nos eixos novamente. Isso pode incluir atividades relaxantes, hobbies, exercícios físicos ou momentos em contato com a natureza.

 

Foco nas prioridades

Identifique suas prioridades e valores. Quando você tem clareza sobre o que é realmente importante, fica mais fácil encontrar um equilíbrio que atenda a essas necessidades e aspirações. Cada pessoa terá seu próprio caminho para a harmonia entre trabalho, família, lazer, saúde e outros aspectos da vida.

 

Busca contínua

Como um bom desbravador, o equilíbrio é como uma jornada contínua, não um destino final. É normal enfrentar desafios ao longo do caminho, e o importante é manter-se comprometido com a busca por uma rotina que promova o bem-estar e a satisfação pessoal.

 

Flexibilidade é a chave

Diante de mudanças repentinas e oscilações da vida, é importante que a gente saiba se adaptar. A adaptabilidade ao ambiente te faz menos frustrado com imprevistos e mais resiliente e preparado para desafios. Uma rotina consciente, e que consegue ponderar o essencial, é uma rotina mais feliz.

 
Menina de costas carregando a Mochila Alfa, coberta pela sua capa de chuva. Segura um guarda-chuva e está apreciando a chuva.
 
No final das contas, a rotina é rica em aprendizados, em tentativas e escolhas. Ela é uma ótima professora que sabe dosar nossas necessidades. Ela sabe exatamente onde o sapato aperta e quando existem hábitos que já não cabem nela. A rotina é uma estrutura essencial nos pilares da sua vida, e todo resultado que você busca, pode ser alcançado dentro dela.
  • Molde ela de acordo com seus objetivos

  • Tenha compromisso consigo

  • Seja flexível quando necessário

  • Aceite as oscilações

  • Respeite seu tempo

  • Não deixe de adaptá-la quando preciso

  • Lembre-se que não existe uma rotina ideal

 

A rotina não precisa ser chata e maçante, mas ela precisa ser firme e cautelosamente desconfortável para que, todos os dias, você se fortaleça nem que seja 1%.

 

E se você acha que não precisa, tá tudo bem também.

 
Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados