Entenda o evento SSL Gold Cup: A Copa do Mundo... da Vela

Artigo publicado em: Sep 29, 2021 Autor do artigo: Equipe Allcatrazes Tag do artigo: Campeonatos de Vela
Entenda o evento SSL Gold Cup: A Copa do Mundo... da Vela
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

Já faz um tempo que a Star Sailors League divulgou que realizaria um novo evento, diferente de tudo o que já foi visto na Vela, mas pouco se entendeu sobre o que eles quiseram dizer. Dos 10 atletas da tripulação brasileira, 3 integram o Allcatrazes Sailing Team,nosso grupo de atletas, são eles: Mário Sérgio de Jesus (Juninho Jesus), Henry Boening (Maguila) e Gabriel Portilho Borges (Coveiro). Estamos muito felizes de poder acompanhá-los nesse evento, e recebemos algumas informações fresquinhas do que está rolando por lá:então bora conferir tudo o que conseguimos reunir sobre esse evento!

 

O diretor geral da SSL Gold Cup 2022, o velejador polaco Mateusz Kusznierewicz, explicou em um vídeo oficial divulgado pelo evento o grande motivo dessa nova copa. Em poucas palavras, o objetivo é coroar a melhor nação da vela mundial. Reunindo equipes nas quais foi designado 1 capitão, 5 tripulantes selecionados a partir do Ranking Mundial da SSLe 5 velejadores que foram escolhidos pelo capitão de cada barco, serão 9 pessoas a bordo e2 reservas. Todo o conceito da SSL Gold Cup é que ela se assemelhe à Copa do Mundo de Futebol, que começa com as fases de qualificação e depois avança para as quartas-de-final, semifinais e então para as finais. Mateusz comenta que "isso funciona bem em outros esportes e queremos fazer o mesmo na vela". Inclusive os uniformes do evento foram inspirados nos times de futebol, o que não deixa de ser uma forma de atrair atenção e de tratar da visibilidade que esse esporte recebe da mídia, o que infelizmente não é o caso da vela hoje em dia.

 

"Não é sobre a tecnologia, não é sobre mais uma aventura na vela, não é sobre a competição individual: é sobre o trabalho em equipe"

- Mateusz Kusznierewicz

 
 

O evento irá acontecer de forma bienal, ou seja, ocorrerá 1 vez a cada 2 anos, e terá como sede para a primeira edição a Suíça, nos meses de Maio e Junho de 2022. Agora, os atletas estão lá para participar dos eventos teste. A tripulação do Brasil é capitaneada porRobert Scheidt e contará com os seguintes atletas:

 
 

A organização do campeonato garante que o barco one design foi fornecido a todas as tripulações, de maneira que a diferença se dará pela performance dos velejadores, e não pelo equipamento utilizado por cada equipe, inclusive trabalhando com revezamento das embarcações. "Todos os dias tem rodízio dos barcos, as regulagens de estais não podem ser modificadas e são velas novas para todas as equipes" afirma o atleta Gabriel Portilho. O projeto é de Russell Coutts, CEO da Sail GP, e a embarcação é um monocasco de 47 pés dourado, o SSL47, que reflete as águas do Lago de Neuchâtel, o maior lago suíço, com umasuperfície de 217,9 km, sede das fases testes do evento. Todas as tripulações recebem o seguinte conjunto de velas: Vela mestra, Genoa 1 (vento fraco), Genoa 2 (vento médio), Genoa 3 (vento forte) e Gennaker.

 
 

Serão 3 eventos teste, dividindo as flotilhas em chaves, e estarão ocorrendo desde o dia 13 de Setembro até o dia 17 de Outubro. O Evento Teste 2, chave onde se encontra o Brasil, iniciou hoje (29), com duas vitórias para o Time Brasil nas duas regatas do dia. Cada Evento Teste consiste em 2 rounds: Classificatório e Finais (esse segundo também dividido em duas etapas - Petit Final e Grand Final). No round Classificatório, os 8 times de cada chave serão divididos em 2 flotilhas, considerando suas posições no Ranking das Nações na SSL em 10 de Agosto de 2021. Na Flotilha 1 estão as nações ranqueadas como: 1º, 4º, 5º e 8º. Na Flotilha 2 encontram-se o 2º, 3º, 6º e 7º time. Para essa etapa classificatória, 4 dias de regata estão programados com 10 regatas no total (5 para cada flotilha).

 

No segundo round, que consiste da Petit Final e Grand Final (Pequena Final e Grande Final), os barcos ranqueados em 3º e 4º de cada flotilha competem na Pequena Final. Os barcos que terminaram o Round 1 em 1º e 2º avançam para a Grande Final, e 1 regata está programada para cada uma dessas finais. Segue imagem ilustrativa desse esquema:

 

Assim serão definidas as chaves para a primeira fase oficial do evento, em Maio do ano que vem, a fase classificatória. As tripulações melhor colocadas do evento teste entram direto nas quartas de final do evento oficial, confira abaixo como funcionarão as chaves da SSL Gold Cup:

 

As regatas serão trasmitidas ao vivo pelo canal da Star Sailor League no Youtube, então poderemos acompanhar tudo por lá! Todas as informações desse texto foram obtidasa partir do depoimento dos atletas ou retiradas do site oficial do evento, que você pode conferir em: https://goldcup.starsailors.com. Aqui você também encontrará o quadro de avisos da competição bem como os resultados.

 

Fotos do Brazilian Storm no primeiro dia de regatas, em que conquistamos a 1ªcolocação em ambas as regatas do dia. Parabenizamos a equipe por um belíssimo início decampeonato e desejamos bons ventos para o resto do evento! Confira as imagens:

 
Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados