America’s Cup: História da competição e resumo da 36ª edição!

Artigo publicado em: Mar 19, 2021 Tag do artigo: Campeonatos de Vela
America’s Cup: História da competição e resumo da 36ª edição!
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

E chegamos ao fim da 36ª edição da competição mais insana que existe: a America´s Cup.

Sem dúvidas o troféu do esporte mais difícil de se ganhar, sendo que depois de mais de um século de regatas, apenas quatro países já conquistaram o troféu, também é considerada a competição internacional mais antiga do mundo, existindo desde 45 anos antes dos primeiros Jogos Olímpicos.

 

Anteriormente a competição levava o nome de Copa Royal Yacht Squadron, clube náutico mais prestigiado do Reino Unido, onde em 1851, exatamente 170 anos atrás, um barco de Nova York chamado America ganhou a primeira edição dos britânicos levando a copa a ser rebatizada em seu nome. A America’s Cup atualmente é composta por uma série de 13 match races (regata de apenas dois barcos), entre o desafiado e o desafiante. Qualquer desafiante que cumpra as especificações definidas no Deed of Gift, depositado na Corte de Justiça da cidade de Nova Iorque, tem o direito de desafiar o iate clube que detém a copa.

 

Desde 1983, Louis Vuitton patrocina a Copa Louis Vuitton como o prêmio para o vencedor da série de regatas que designa o desafiante (que foi inaugurada em 1970). A America’s Cup é, assim, a regata entre o vencedor da Copa Louis Vuitton (regata dos desafiantes) e o detentor do troféu (desafiado).

 

O barco America foi vendido logo após vencer a primeira edição, mas os norte americanos detém até hoje o recorde de maior tempo como desafiados, de 1852 até 1983. Além disso, em 1857 o troféu foi doado pelo sindicato que venceu a competição para o New York Yatch Club sob uma escritura de doação (Deed of Gift, que passou a reger a competição) que estabelecia o troféu como sendo uma taça de desafio perpétuo para uma competição amigável entre nações!

 

Sediado no Golfo Hauraki em Auckland, Nova Zelândia, a edição de 2021 foi disputada entre o Royal New Zealand Yacht Squadron e Circolo della Vela Sicilia of Italy! Ambos os barcos são da classe AC75, que foi desenhada especialmente para a competição, sendo monocascos foils de alta performance. A competição foi ganha com antecedência pelo time da Nova Zelândia, com um placar de 7-3. Isso levou a copa a ser encerrada dois dias antes e com três regatas a menos do que o programado!

 

-Todas as informações foram tiradas do site oficial da competição

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Combo com desconto!

Na compra do combo Mala Delta + Kit de Organizadores, 1 organizador fica de graça!

Desconto aplicado direto no carrinho