A chave da felicidade em um mundo conectado

Artigo publicado em: 3 de jul. de 2024 Tag do artigo: Estilo de vida ao ar livre
A chave da felicidade em um mundo conectado
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo 1

 Por Maria Eduarda Magnus | 4 min de leitura

Em um mundo onde todos almejamos pela felicidade plena, existe um local onde a taxa de pessoas felizes é maior? Como isso seria possível? Não estamos todos expostos ao mesmo mundo? Essas foram as perguntas que surgiram em minha mente ao saber que a Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo. Num cenário em que a saúde mental enfrenta tantos desafios, o que torna os finlandeses tão felizes?

Após algumas horas de pesquisa, percebi que a felicidade dos finlandeses não se deve apenas à alta renda ou à segurança do país. Trata-se de um forte senso de comunidade e solidariedade, profundamente enraizado no modo de viver finlandês. É difícil imaginar um senso de comunidade tão forte em pleno 2024, com a internet e tantas outras distrações, não é mesmo? Mas, na Finlândia, a relação com o meio ambiente é fundamental.

Cervo no meio da floresta na Finlândia; Finlandeses no centro de uma cidade na Finlândia, aproveitando o pôr do sol, rodeados de neve

Segundo a revista Discover, é comum que as pessoas passem tempo entre as árvores. Citando um trecho da publicação:

 

"A relação com o meio ambiente é tão forte que quase todas as famílias possuem casas na floresta. A maioria dessas residências não tem água encanada, nem energia elétrica – muito menos internet. E assim, adultos e crianças passam o fim de semana afastados de tudo e de todos, cozinhando juntos o que encontram nas proximidades, sempre usando ingredientes frescos e saudáveis.”

Homens pescando em lago na Finlândia, o país mais feliz do mundo

Ou seja, eles se permitem desconectar. Estar em contato com a natureza, conversar e viver o presente é tão natural para eles que o resto não faz falta. O mundo está aí para ser vivido, para usufruirmos dele. A nossa felicidade reside em saber aproveitá-lo, entrar em contato com a natureza, respirar ar puro ou simplesmente ter um momento de respiro, onde se possa ouvir o silêncio ou ter uma boa conversa com um amigo. Esse é o segredo da felicidade dos finlandeses, ouvir, ser ouvido e contemplar os pequenos momentos.

Portanto, para encontrar essa felicidade que os finlandeses experimentam, não é necessário viajar até a Finlândia. A verdadeira chave está em adotar práticas que nos permitam reconectar com o que realmente importa em nossas vidas. Começar por reservar momentos para estar presente, valorizar os relacionamentos e criar espaços de tranquilidade em nossa rotina pode ser um bom começo. O importante é encontrar maneiras de se desconectar das pressões do cotidiano e buscar experiências simples que promovam um verdadeiro senso de bem-estar. A felicidade pode ser cultivada em qualquer lugar, desde que estejamos dispostos a desacelerar, apreciar a beleza ao nosso redor e nutrir as relações que nos tornam verdadeiramente felizes.

Mas se você quiser partir para essa aventura, a Allcatrazes te acompanha! Nos vemos por aí!
Fotos via Unsplash
Compartilhe

Comentários 1

Faz todo sentido! Ultimamente tenho pensado bastante obre a importância de estar presente em todos os sentidos. Seja ouvindo quem amamos (ouvir no sentido de estar atento ao que a pessoa fala e também estar atenta aos seus silêncios), contemplar a natureza, ter tempo para refletir sobre minhas decisões e também sobre tudo o que eu quero me tornar. A gente só vive uma vez, por que não viver uma vida bem vivida e cheia de significado?

Alice

Deixe um comentário

Esteja preparado!

Companheiros de viagem