50º Campeonato Brasileiro de Optimist

Artigo publicado em: Jan 7, 2022
50º Campeonato Brasileiro de Optimist
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

 

O 50º Campeonato Brasileiro de Optimist abre uma temporada de campeonatos que serão realizados no Nordeste no início de 2022. Em seguida, e também concomitantemente, serão realizados os Brasileiros de 29er e 420 (ambos do 16 ao 23/01 no Cabanga em Maria Farinha), Laser (16 a 22/01 no Iate Clube da Paraíba) e também a Copa da Juventude (23 a 30/01 no Cabanga em Maria Farinha).

 

Com 12 regatas programadas, sendo 6 classificatórias e 6 da fase final, o Brasileiro de Optimist inicia dia 07/01 e vai até 17/01 (contando dias para as medições, inscrições, dia livre e etc). No campeonato individual, serão divididas 2 flotilhas (amarela e azul) para velejar uma série classificatória seguida por uma série final. Essa série classificatória ocorrerá nos primeiros três dias de regata ou até se completarem cinco regatas. Na fase final, os 50% melhores qualificados participarão de todas as regatas na flotilha ouro (amarela) e os demais na flotilha prata (azul).

 

Curte acompanhar os principais Campeonatos Brasileiros do calendário da vela? Durante a competição, estaremos postando atualizações aqui no nosso blog bem como divulgando as súmulas. Se inscreva na nossa lista de transmissão (abaixo) para receber algumas de nossas postagens por e-mail.

 

Atualização 1 | 10.01.22

 

Hoje, (10.01), começou oficialmente o 50º Campeonato Brasileiro de Optimist e o velejador Henrique Tannous, da Escola de Vela de Ilha Bela (SP) foi o destaque do primeiro dia, ganhando as duas primeiras regatas. Na segunda e terceira posição, estão Arthur Backous, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e a nossa atleta do #AllcatrazesSailingTeam Melissa Paradeda, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).

 

Confira a súmula provisória do primeiro dia de regatas!

 

Amanhã (11.01) serão realizadas mais duas regatas, sendo duas do grupo Amarelo e duas do grupo Azul.

 

Atualização 2 | 11.01.22

 

Continuando a programação na raia de Maria Farinha, Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) assumiu a liderança no segundo dia do campeonato (11.01). O atleta garantiu dois primeiros lugares nas duas regatas do dia. Nossa atleta Melissa Paradeda subiu para a segunda posição e em terceiro lugar ficou a velejadora Joana Cocchi Kubelka, do ICRJ.

 

Confira a súmula provisória do segundo dia de regatas!

 

Para ver todas as fotos do segundo dia de regatas, clique aqui!

 

Amanhã, quarta-feira (12.01), serão realizadas as duas últimas regatas da fase classificatória e serão definidos os grupos Ouro e Prata, além do descarte da pior colocação.

 

Atualização 3 | 12.01.22

 

Marcado por vento fraco, o terceiro dia de competição contou com apenas uma regata.Arthur Back e Melissa Paradeda permaneceram nas mesmas posições, primeiro e segundolugar, respectivamente. Em terceiro lugar está o velejador Théo Sartor, do Yacht Club SantoAmaro (YCSA).

 

Além disso, o perfil Optimist Brasil (@optimistbrasil no instagram) trouxe a informação deque 44% dos participantes do Brasileiro de OP de 2022 são meninas. Presença femininaganhando força na vela! Um grande motivo para comemorar.

 

Confira a súmula provisória do terceiro dia de regatas!

 

Atualização 4 | 13.01.22

 

Hoje os atletas participantes do 50º Campeonato Brasileiro de Optimist iniciaram uma pausa nas competições individuais antes da próxima etapa, a final do campeonato, que será realizada nos dias 15, 16 e 17/01. A primeira metade dos classificados até agora (do 1º ao 69º geral) ficou na Flotilha Ouro, de onde sairá os próximos Campeão e Campeã Brasileiro/a de Optimist, e os outros 50% serão alocados na Flotilha Prata. Em compensação à pausa, também em Maria Farinha, será disputado o Campeonato Brasileiro de Optimist por equipes.

 

Estamos ansiosos para as competições finais!

 

Atualização 5 | 14.01.22

 

Flotilha do Rio de Janeiro (Zé Carioca) vence o Campeonato Brasileiro de Optimist por Equipes! Ao todo, eram 14 equipes de 7 estados na raia, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo. O Rio Grande do Sul conquistou o 2º lugar no pódio e em 3º ficou a equipe que representava Santa Catarina.

 

Confira a súmula do Campeonato Brasileiro por Equipes

 

Ainda no final da tarde do dia 14, rolou um bate-papo com o velejador multicampeão, Robert Scheidt, com certeza incentivando ainda mais a vela entre a criançada e os jovens do Optimist.

 

Atualização 6 | 15.01.22

 

Após três regatas, Arthur Back lidera o Campeonato na flotilha Ouro, com 38 pontos. Em segundo lugar, temos Joana Cocchi Kubelka e em terceiro lugar, nossa atleta Melissa Paradeda.

 

Confira a súmula provisória do dia 15.01.22

 

Atualização 7 | 16.01.22

 

Com apenas 21 pontos perdidos, Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro, lidera o 50º Campeonato Brasileiro de Optimist e está próximo de se tornar o campeão. Neste domingo, o atleta ganhou a primeira regata e ficou em oitavo lugar na segunda.

 

Já o segundo lugar, estão disputando as atletas Joana Cocchi Kubelka e Melissa Paradeda, com uma diferença de apenas quatro pontos perdidos (59 e 63, respectivamente). As regatasde amanhã (17), com a largada prevista para às 12h, determinarão as colocações no pódium.E, a cerimônia de premiação do evento acontece às 18h.

 

Confira a súmula provisória do penúltimo dia do Brasileiro de OP

 

Atualização 8 | 17.01.22

 

O último dia do 50° Campeonato Brasileiro de Optimist contou com duas regatas, na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, e já temos o campeão: Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro! O atleta conquistou o primeiro lugar, com apenas 39 pontos perdidos, garantindo o título nacional.

 

A atleta Joana Cocchi Kubelka, também do ICRJ terminou o campeonato como vice-campeã, e a terceira colocada geral foi a nossa atleta do #AllcatrazesSailingTeam Melissa Paradeda, do Iate Clube de Santa Catarina!

 

Parabenizamos todos os atletas pelo desempenho! A cerimônia de premiação acontece hoje (17) às 19h30 (horário de Brasília), na subsede do Cabanga. É possível acompanhar a premiação através do YouTube do Cabanga clicando aqui.

 

Confira a súmula final do 50º Campeonato Brasileiro de Optimist

 
 

Informações e imagens via site do CABANGA.

 
 

Quer alta perfomance nas regatas? Garanta o melhor equipamento para o seu barco!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Combo com desconto!

Na compra do combo Mala Delta + Kit de Organizadores, 1 organizador fica de graça!

Desconto aplicado direto no carrinho