5 dicas pra quem vai locar um Airbnb pela primeira vez

Artigo publicado em: Apr 15, 2024 Tag do artigo: Allcatrazes Convida
5 dicas pra quem vai locar um Airbnb pela primeira vez
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Bruna Mendes | @airbnbnosul | 5 min de leitura

Nunca se hospedou em um Airbnb? Vem ver essas 5 dicas valiosas de quem entende muito bem do assunto

1. Utilize plataformas conhecidas

Um desconto na diária pode ser tentador, mas evite fazer reservas diretas se você não conhece a hospedagem ou o anfitrião. Utilizar sites como o do Airbnb traz segurança tanto para o proprietário quanto pra ti. Eles possuem uma equipe preparada para te auxiliar a qualquer hora do dia, além de políticas de reembolso, que podem te salvar caso o espaço cancele a tua estadia, não seja fiel ao anúncio ou caso tu tenha problemas com a estrutura ou até com o proprietário.

2. Evite locar espaços que ainda não tem avaliação

Fazer essa escolha tem dois lados, o lado bom é locar um espaço muitas vezes novinho, que nunca foi utilizado, e até pagar um preço menor, o lado ruim é ser a “cobaia".

Em espaços novos ou que nunca foram locados para terceiros é muito comum que as coisas ainda estejam em fase de teste, ou que ainda não tenha tudo que é necessário para uma estadia confortável. Portanto, se é a tua primeira vez se hospedando em um Airbnb, a minha dica é que tu evite locais assim, para não correr o risco de que a tua primeira experiência seja negativa.

Tenho certeza que tu vai amar se hospedar em um espaço que não é um hotel nem uma pousada e vai repetir essa experiência muitas vezes, então deixa para se “aventurar” nas próximas viagens.

3. Converse com o proprietário antes da reserva

Antes de clicar no botão “Reservar” envie uma mensagem para o anfitrião usando a própria plataforma do Airbnb.

Na mensagem fale quantas pessoas desejam se hospedar, os dias da viagem e faça perguntas que sejam importantes para você e que possam não ter ficado claras no anúncio, como se tem ar condicionado, se o espaço é cercado, se é seguro para crianças, e etc.

Conversar com o proprietário antes de efetivar a reserva pode evitar decepções ou até fazer com que o anfitrião consiga oferecer algo que é importante pra ti, mas que não esta descrito no anúncio, e que poderia te fazer não optar por este espaço.

4. Converse com o proprietário depois da reserva

Viagem marcada? Não deixa pra falar com o anfitrião na última hora.

Confirme o endereço da hospedagem, o contato de emergência, o horário que é possível entrar no imóvel, o horário que você precisa liberar o espaço, e também aproveita pra confirmar se o espaço oferece água filtrada, se tem temperos básicos para cozinhar como sal e azeite, etc.

Tudo isso vai te ajudar a preparar a mala e organizar o trajeto, porque as vezes o espaço esta liberado antes da tua entrada, e os anfitriões permitem que tu chegue mais cedo, e tu pode ver se o anfitrião tem dicas de onde almoçar por perto, paradas na estrada…

5. Airbnb não é hotel

O Airbnb foi criado depois que dois dos seus fundadores alugaram colchões infláveis na casa em que moravam para visitantes de uma feira de design, desde então a ideia da plataforma não é oferecer uma hotelaria sofisticada, mas sim a experiência de ficar na casa de alguém.

Claro que hoje em dia muitos transformaram estes espaços em negócios e buscam oferecer experiências cada vez mais completas, à altura dos maiores hotéis do mundo, mas a essência do Airbnb permanece a mesma, permitir que tu se hospede em um local único e possa vivenciar uma rotina diferente, uma cidade diferente, uma cultura diferente… Então, nenhum dos locais é obrigado a te fornecer café da manhã, transporte, serviço de quarto ou limpeza e lembre-se que a maioria destes espaços não possui uma equipe completa disponível 24 horas por dia.

Se você gostou das dicas e está preparando uma viagem, temos um checklist perfeito para não esquecer de nada: Clique aqui para acessar e dê start na sua aventura!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Combo com desconto!

Na compra do combo Mala Delta + Kit de Organizadores, 1 organizador fica de graça!

Desconto aplicado direto no carrinho