De Alcatrazes por Boreste à Allcatrazes!

De Alcatrazes por Boreste à Allcatrazes!

A Alcatrazes por Boreste é a tradicional regata de abertura da Semana de Vela de Ilhabela. Iniciada na década de 80, a regata levava o nome de Eldorado-Alcatrazes por Boreste e foi autorizada pela Marinha do Brasil em meio às discussões sobre tornar o arquipélago um Parque Nacional ou ser alvo de tiros de canhão.

O percurso tradicional possui 60 milhas náuticas (equivalente a 111 km) e é o mais longo de toda competição. O recorde oficial foi do veleiro argentino Cusi 5 (S40), que fez em 6h12min29s em 2009. Dos brasileiros, o ESPN Brasil alcançou a marca de 9h34min53s em 1998. No percurso reduzido, o recorde foi do Crioula com 6h01min42s, que completou a prova com menos de 55 milhas.

A regata é considerada difícil para as tripulações por haver um longo período de navegação à noite e dentro do canal. As condições de tempo da raia costumam ser de ventos bem rondados, às vezes até parados em alguns locais, e corrente forte. A disputa consiste em contornar o arquipélago do litoral norte de São Paulo à Boreste.

regata-alcatrazes-allcatrazesregata-alcatrazes-allcatrazes-ilhabela

A Ilha

Considerado um dos mais belos costões rochosos da costa brasileira, a Ilha de Alcatrazes é a principal do arquipélago que carrega o mesmo nome, chegando a possuir até 200 metros de altura. O conjunto de ilhas e ilhotas, possuem rochas, parcéis, e lajes trazendo para os que veem de fora uma verdadeira obra de arte natural feita de granito no meio do mar. Ela é conhecida tradicionalmente no meio náutico e é uma importante referência para navegação, ou para se abrigar caso exista a previsão de mau tempo.

O arquipélago de Alcatrazes está localizado a aproximadamente 45km do Porto de São Sebastião, e além da ilha principal, possui as ilhas da Sapata, do Paredão, do Porto ou do Farol e do Sul, além de outras 4 ilhotas que nunca foram nomeadas, 5 lajes (Dupla, Singela, do Paredão, do Farol e Negra) e dois parcéis (Nordeste e Sudeste). O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) tem 67.479, 29 hectares.

Seu nome vem de uma das maiores populações locais, os pássaros atobá-pardo, também conhecido como "alcatraz", que significa mergulhador em árabe - devido à sua habilidade para mergulhar no mar e capturar peixes e lulas.

regata-alcatrazes-allcatrazes-martintaylaregata-alcatrazes-allcatrazes-saudade

Allcatrazes

A marca Allcatrazes carrega esse nome pois surgiu na disputa da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, na qual participaram os idealizadores da marca Martina Protskof Szabo e Taylã de Freitas.

“A regata foi bem difícil, a tripulação foi montada de última hora, inclusive nosso convite para correr. Estávamos à bordo do Saudade, um barco projetado para travessias. Largamos com 20 nós de vento em popa em direção a ilha, um alto grau de dificuldade técnica para quem tinha pisado pela primeira vez naquele convés”, explicou Martina.

O evento foi tão importante para o casal que foi o início da empresa:

“Quando começamos a pensar sobre o nome da marca, buscávamos algo que tivesse extrema relevância para nós. Uma regata super marcante para os dois foi a decisão certa, ainda mais que a regata nos preencheu de surpresas desde a largada até a chegada ao clube”, concluiu Taylã.

A tripulação da Allcatrazes já nasceu na água, montando bóias e regulando velas, nada mais justo ter tido sua largada após conhecer de perto uma das regatas mais tradicionais do Brasil!